Olinda participa da assinatura de acordo histórico para indenizar moradores de prédios caixão | Rede SPE

Foto Ricardo Stuckert
Foi assinado nesta terça-feira (11/06) um acordo entre o governo de Pernambuco e o Governo Federal para indenizar os moradores de mais de 431 prédios-caixão presentes em cidades da Região Metropolitana do Recife.

Apenas na cidade de Olinda, 129 prédios-caixão apresentam alto risco de desabamento. As famílias que moram nesses prédios serão indenizadas com valores que podem chegar a até 120 mil reais.


Localizadas nos bairros de Jardim Atlântico, Casa Caiada, Jardim Fragoso, Rio Doce, Bultrins e Jardim Brasil I, as intervenções e o repasse das verbas serão realizados em duas etapas, nos anos de 2024 e 2025. Os moradores que ainda ocupam irregularmente os apartamentos deverão desocupá-los. Após a demolição, os terrenos ficarão sob a responsabilidade do estado e serão destinados a projetos de habitação social.


A ação será realizada pela Caixa Econômica Federal, que disponibilizará R$ 1,7 bilhão para garantir a indenização dos residentes desses prédios na Grande Recife.


O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, esteve presente na reunião em Brasília e comentou a ação:


“Esta é uma pauta que é fruto de uma discussão muito relevante e de grande importância, que passa também pela dor e pelas dificuldades enfrentadas por tantas pessoas atingidas. É motivo de grande alegria para nós, reconhecendo que isto vem agora no momento certo, dando uma resposta tão esperada”, ressaltou Lupércio, que continuou: “Em nossa cidade, desde o primeiro momento, temos atuado com todos os esforços para dar o amparo necessário às famílias e agora parabenizamos esta solução definitiva”.


As indenizações vêm como uma solução importante para pôr fim aos graves problemas registrados pelos prédios-caixão presentes em cidades da Região Metropolitana.