Pernambuco registra crescimento nos índices de mortes violentas em 2023 | Rede SPE
O estado de Pernambuco registrou durante os 12 meses de 2023 crescimento nos números de mortes violentas. Segundo o levantamento, o crescimento foi de 5,78% em comparação com o mesmo período de 2022. Apenas em 2023, o estado registrou 3,625 mortes violentas, contra 3,427 em 2022, uma diferença de 198 mortes durante o período.
Seguindo a classificação da SDS, mortes violentas são definidas como: homicídio, latrocínio, feminicídio, lesões corporais seguidas de morte, e óbitos em decorrência de operações policiais.
O levantamento realizado pelo Jornal do Commercio, apontou que apenas no mês de dezembro, o estado registrou 337 mortes violentas, totalizando 30 mortes a mais em comparação com dezembro de 2022.
Não está sendo diferente no começo deste ano, apenas nas primeiras horas de 2024, Ponta de Pedras e Gaibu, registraram mortes violentas nos pontos de concentração para a virada do ano, e um detalhe chamou atenção da população, a falta de policiamento forte nos ambientes.
Ação do Governo do Estado
A Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, informou durante a entrega das motos para Polícia Militar, que o seu governo está empenhado em diminuir a quantidade mortes violentas que vêm sendo registradas.A expectativa do governo é que esse número seja reduzido em 30% até o ano de 2026.
‘’Todo mundo sabe que esse trabalho de combate à criminalidade no nosso Estado precisa ser um trabalho que seja sustentável. A criminalidade em Pernambuco não aumentou da noite para o dia. Agora a gente está fazendo uma estruturação das forças operacionais de polícia, trabalhando com sistema de inteligência policial, fortalecendo o sistema penitenciário e garantindo um trabalho de prevenção social. Esse trabalho, com essa meta do Junto pela Segurança, nós vamos reduzir a criminalidade em 30% até o ano de 2026. Mas é um trabalho que tem começo, meio e não tem fim’’ Falou Raquel Lyra.
Cidades de Pernambuco figuram entre as mais violentas do país.
O estado de Pernambuco vem durante os últimos anos figurando as posições de destaque quando o assunto é cidades com altos índices de violência no Brasil.
Um levantamento realizado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, apontou que o estado tem 5 cidades entre as 50 com os maiores índices de violência no Brasil, o Cabo de Santo Agostinho se posiciona na 5ª colocação. O levantamento foi realizado com dados obtidos em 2022, na então gestão do Governador Paulo Câmara.
O balanço anuário foi tema de um vídeo no canal da Rede SPE - 5 das 50 cidades mais violentas de todo o Brasil estão em Pernambuco | Rede SPE
Com informações do JC